Quarta-feira, 15.04.09

O site do Examiner tem um recente artigo sobre as semelhanças e diferenças entre as duas séries de sucesso mundial sobre vampiros.

 

O ano de 2008 assistiu à passagem do livro para o ecrã de duas histórias de amor de humano / vampiro: True Blood e Twilight.

 

True Blood, uma série de televisão, que é (como Twilight), baseada numa série de livros - toda a primeira temporada da HBO foi baseada num único volume da série chamada Dead Until Dark (The Southern Vampire Mysteries, Book 1) de Charlaine Harris - desenvolveu também uma dedicada base de fãs.
 
Sookie Stackhouse é uma jovem, inteligente, e de percepção extra-sensorial do Sul. Muito parecida a Bella Swan em Twilight, Sookie tem rejeitado os avanços dos homens que tem conhecido ( até ela ter encontrado o seu encantador, romântico, vampiro).
A diferença mais óbvia, a fixar-se, entre as duas histórias e os mundos em que vivem Bella e Sookie é o facto de que, no mundo de Sookie, é do conhecimento geral que os vampiros existem, e estão abertamente a tentar assimilar a sociedade humana (a sua maior parte, pelo menos).
 
O inteligente nome da série televisiva, na verdade, vem do título do sangue engarrafado de que é suposto os vampiros viverem. Em Twilight, pelo acentuado contraste, o mundo, na sua maioria, desconhece a existência de vampiros, e os vampiros que existem (salvo os Cullens e o clã Denali) são na sua maioria nómadas e não tentam resistir à sua sede.
Sookie (desempenhada pela vencedora do Oscar, Anna Paquin) está ansiosa para se tornar afiliado dos vampiros, e quando ela conhece Bill, ela, como Bella Swan, fica totalmente enamorada com ele. Ao contrário de Bella, Sookie pode deixar Bill morde-la, sem que ela necessariamente se torne uma vampira, já que o procedimento para a "mudança" é muito diferente entre estas duas histórias.
 
Bill (desempenhado pelo britânico Stephen Moyer), é um pouco como Edward Cullen (desempenhado também pelo actor britânico Robert Pattinson), em que ele está frustrado com a sua situação como vampiro e quer ser diferente de alguns dos menos humanos e de outros amigos da sua espécie.
 
Além disso, há outra semelhança. Em True Blood, como em na Saga Twilight: New Moon, também há quem mude de forma (lobisomens, discutivelmente) seres humanos, tais como Sam (desempenhado por Sam Trammell) e Jacob Black de Twilight (Taylor Lautner).
Talvez a mais óbvia semelhança entre estas duas séries (livro e TV / cinema) é o facto de que o protagonista é uma mulher, que transporta uma voz e força com que o seu público se possa identificar. O seu relacionamento com vampiros nas histórias é tentar, às vezes, mas, na maior parte, descobrir o amor e conforto interior. Correndo o risco de ser demasiado sucinta, ambas são um caso de "rapariga especial, conhece alguém atraente, rapaz, generoso e, como cavalheiro-vampiro, e a vida da rapariga, nunca mas é a mesma."
 
Quanto aos actores, Anna Paquin está em True Blood. Ela é capaz de apresentar o charme do Sul, tão bem, mas também manter a ponta consistente que Sookie Stackhouse tem. Em outras palavras, ela é doce, mas tem uma baixa tolerância. Kristen Stewart, de igual modo, apresenta-nos uma Bella Swan que podemos reconhecer a partir do livro - introvertida, amável e inteligente, aprendeu, e constantemente em temor do seu galã.  Stephen Moyer eficazmente apresenta a luta interior que o seu personagem tem assim como o desejo de proteger Sookie em True Blood.
 
Poder-se-ia literalmente sentir a sua dor em esperar (porque, em True Blood, os vampiros não podem sair ao sol, e, no sul, a cobertura das nuvens não é útil) para salvar Sookie. O desempenho de Robert Pattinson como Edward Cullen é executado através de uma mesma linha - o espectador pode identificar-se com as lavagens de lutas que se vêem em todo o seu rosto, mas que são tomadas pelo seu cavaleiro e cortesia em toda a história.
No conjunto, estas duas séries têm uma série de semelhanças, mas também existem algumas diferenças. Desde o cenário para os personagens, para a trama própria, as séries True Blood e Twilight são duas histórias quase como espelhos, em alguns casos, e com dinâmicas opostas em outros.


Joana TP às 00:38 | link do post | comentar

16 comentários:
De Sofia TP a 15 de Abril de 2009 às 01:37
Por acaso a primeira semelhança que notei entre os dois quando vi True Blood foi o facto de a Sookie ouvir os pensamentos das pessoas, como o Edward. E de não conseguir ouvir os do Bill, tal como o Edward não ouve os da Bella xD


De Miaka a 15 de Abril de 2009 às 01:50
por acaso comecei a ver true blood hoje, já que não tinha mais nada para fazer.
tive a mesma sensação que a Sofia sobre os pensamentos.
Embora não tenha gostado da Sookie (sinceramente acho que ela e uma convencida), a serie nem ta ma de todo (tirando os primeiros 2/3 episódios).
Nada melhor que o nosso twilight!


De Lóide a 15 de Abril de 2009 às 10:11
É uma pseudo Edward o raio da moça! XD


De Anónimo a 15 de Abril de 2009 às 12:13
Mais o contrário porque o twilight é mais recente que a colecção Southern Vampire Mysteries de Charlaine Harris, que deu origem à série...Mais uma vez a senhora SM a ser pouco original.
Felizmente as diferenças entre os dois são muito maiores que as semelhanças.


De Joana a 15 de Abril de 2009 às 10:13
Não há comparação possivel


De Lenore a 15 de Abril de 2009 às 10:17
Omg tenho de ver....eu sei quem criou a foto de true blood^^ sempre a achei fantastica


De Nídia Cardoso a 15 de Abril de 2009 às 11:05
Ambos fabulosos!!!
Já li o livro "Sangue Fresco" e aconselho... Têm vertentes diferentes, apesar das pequenas semelhanças... a "Saga Sangue Fresco" é mais ousado, enquanto a "Saga Luz e Escuridão" opta mais pelo lado sonhador...
Não há nada como intercalar a Ousadia com o Sonho!!! Enquanto se espera pelo lançamento de um, vai lendo o outro...
5 estrelas!!!


De Tendencias Kriativas a 15 de Abril de 2009 às 11:38
Eu assisti à primeira temporada do True Blood na TV. Gostei mas não adorei. No entanto vi até ao fim para obter conhecimento e poder falar. A interpretação de Sookie a mim enervava-me. O vampiro Bill esteve muito bem, assim como outros personagens. Esta série é muito mais HARDCORE, lol.

Mas claro que eu prefiro a saga TWILIGHT!!!! Isso nem se compara.

Admito que há demasiadas semelhanças, é certo.

Também é certo que a saga True Blood foi escrita antes da saga Twilight.

Mas as coisas são mesmo assim. Um autor tem de ir buscar ideias a outros livros ou filmes.

O mesmo aconteceu com o Harry Potter. Li uma saga que tem imensas semelhanças e foi escrita muito antes. Essa saga chama-se o Feiticeiro e a Sombra.


De cátia a 15 de Abril de 2009 às 12:13
só resta uma duvida! qual é que saiu primeiro?
é que nao me acredito em coicidencias destas! as semelhança sao demais!


De Minerva McGonagall a 15 de Abril de 2009 às 14:43
Já aqui foi dito q o livro True Blood saiu primeiro q o crepúsculo.


De Port(a) a 15 de Abril de 2009 às 16:40
O Sangue fresco foi publicado nos Estados Unidos em 2001.
Eu comprei a obra e adorei! É só pena que não desenvolva mais as coisas! ACHEI-O PEQUENO DEMAIS!!!


De Geta a 15 de Abril de 2009 às 12:29
Não estou a defender ninguém mas acho um exagero estar a comparar histórias.
Qualquer coisa que meta vampiros e afins acabam sempre por ter semalhanças.
Daqui a um tempinho estao a comparar o angel ao edward, por terem um personalidade parecida.


De Monikit@ a 15 de Abril de 2009 às 17:00
alguém me poderia dizer em que canal é que tá a passar esta série?

obrigada desde já


De Gatinha a 15 de Abril de 2009 às 23:24
Dava no MOV...mas acho que a 1º temporada já acabou, por isso não sei se continuam a dar...


De Abigail a 15 de Abril de 2009 às 22:32
Nunca vi mas gostava de ver, tudo o que meta vampiros *-*
Em que canal dá?
Eu custumo ver é Moonlight *-* Também é um vampiro que tenta viver como humano e se apaixona por uma humana. A grande diferença é que os personagens do Crepúsculo são Muitoo mas MUITOOO mais bonitões *-* xD


De Gatinha a 15 de Abril de 2009 às 23:23
Eu estou actualmente a ler os livros da Charlaine Harris (demorou ,mas finalmente chegaram a Portugal, em inglês, claro, mas assim até é melhor que são muito mais baratos :)), mas não tive a oportunidade de ver "True Blood", a série, na TV.
Apesar de gostar muito desta saga, os meus vamps favoritos continuam a ser os de Moonlight e os de Twilight (enquanto livro, dispenso o filme).


Comentar post

status

Online desde:25.04.2008

Contador: hits

Staff do TP: And, Carolina
layout: MissangaAzul


Contactos


em todos os momentos twilight


Já nos deste o teu like?
pesquisar neste blog
 
Links vários
comentários recentes
Nova tatuagem?
sai o divórcio no museu antes de no papel :D
É interessante ver Michael Sheen em um papel difer...
Obrigada!
Obrigada! Sê bem-vinda :)
Oi, sou do Brasil e sou nova por aqui, estou amand...
Não sabia que se conheciam, a St.Vincent faz parte...
Corrigido, obrigada :)
Sabe tão bem voltar a ver fotos dele em ação. Uma ...
A foto não tem dia específico. É de ''há alguns di...

Arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


2002:

 J F M A M J J A S O N D


2001:

 J F M A M J J A S O N D


2000:

 J F M A M J J A S O N D


1999:

 J F M A M J J A S O N D


1998:

 J F M A M J J A S O N D


1997:

 J F M A M J J A S O N D


1996:

 J F M A M J J A S O N D


subscrever feeds