Domingo, 19.04.09

Hoje na revista Pública, que vem com o jornal Público ao Domingo, saiu uma crónica intitulada "O vampiro de Berlim", onde o autor, José Eduardo Agualusa, fala da sua experiência em Berlim, quando em 2001 "conheceu" um vampiro.

 

Bem, ao ler a crónica, o que realmente me despertou a atenção foi o facto de Crepúsculo ser referido. Deixo-vos aqui a parte dessa mesma crónica que fala sobre a saga, deixando as opiniões para vocês mesmos.

 

"O meu filho quer ser vampiro. Fui com ele a uma livraria, na intenção de lhe comprar O Mandarim , do Eça, e saímos de lá com uma coisa chamada Sangue Fresco. A coisa em causa tem um blogue ao seu serviço e serviu de base a uma série para televisão, True Blood, criada por Alan Ball, que já se havia distinguido anteriormente ao produzir Sete Palmos de Terra. O meu filho convenceu-me também a comprar e a ver com ele Crepúsculo, sobre uma bela adolescente, Isabella (Kristen Stewart) que se apaixona por Edward Cullen (Robert Pattinson), um colega solitário e excessivamente maquilhado. "Eu não sou um super-herói, pelo contrário, estou do outro lado", explica Edward à jovem, tentando justificar alguns dos seus estranhos poderes. Trata-se, na verdade, de um vampiro light, que recusa alimentar-se de sangue humano, o que a mim me parece uma perversão horrorosa.

 

 

Quando eu tinha a idade do meu filho os vampiros eram honestamente maus e por isso gostávamos tanto deles. Agora bebem cerveja sem álcool, café sem cafeina, não fumam, são estudantes aplicados e demonstram uma exasperante propensão para a melancolia e o amor platónico. A determinada altura Isabella surpreende-se por não encontrar cama alguma no quarto de Edward, ao que este, encolhendo os ombros, responde que nunca dorme. Isabella não queria a cama para dormir, já se vê, mas o pálido Edward fingiu não a compreender.

 

"Para que queres ser vampiro?" - perguntei ao meu filho, depois e vermos Crepúsculo. Respondeu-me que os vampiros não morrem, e que também ele gostaria de ser eterno. Passar a eternidade a frequentar sucessivas escolas em pequenas cidades húmidas e brumosas, não para namorar, nem sequer para aprender, mas simplesmente para coleccionar aqueles rídiculos chapeuzinhos americanos de fim de curso (é o que fazem os bons vampiros de Crepúsculo), afigura-se-me a pior das condenações."

 



Joana TP às 22:06 | link do post | comentar

23 comentários:
De Bia PATTINSON a 19 de Abril de 2009 às 22:36
Eu por acaso nao conheço esse comentor, mas tambem nao quero conhecer .. é um bucado parvo O.o
-Edward Cullen (Robert Pattinson), um colega solitário e excessivamente maquilhado.
- Isabella não queria a cama para dormir, já se vê, mas o pálido Edward fingiu não a compreender
-para coleccionar aqueles rídiculos chapeuzinhos americanos de fim de curso (é o que fazem os bons vampiros de Crepúsculo), afigura-se-me a pior das condenações."

1º Ele nao sabe ler.
2º Ele de todo, nao leu o livro.
3ºEle leu o livro, mas por ignorância nao percebeu a historia (recomendo ler novamente)
4º Críticas, ok. Mas construtivas não? --' É que, por favor ..


De Bia PATTINSON a 19 de Abril de 2009 às 22:36
*comentador


De Sarah Cullen a 19 de Abril de 2009 às 22:47
exacto!
mas quem é que este palhaço se julga?
ele que siga o exemplo do filho!
esse sim parece ter uma cabeça em cima dos ombros!
coitada da criatura que tiver este paspalho com mau gosto como pai!


De Vampiire a 20 de Abril de 2009 às 12:50
Concordo ! Aposto q nem o primeiro livro leu O_O


De Lóide a 19 de Abril de 2009 às 22:42
Pffff...Who cares?
Não tens aí mais nada para criticar os vampiros?
O teu filho é que tem bom gosto pah!
True Blood e Twilight abusam fortemente!
E é óbvio que a Bella não queria a cama para dormir! Mas também escusavas de andar a ver coisas onde elas não existem, porque naquela fase a pergunta foi inocente! Para além de que só eu é que posso dizer alto e bom som "Para que é que tu querias a cama minha tarada? Sabes pouco tu, sabes" em plena última sessão do Twilight em cinema no Colombo XD
E é obvio que é miserável estar sempre a repetir-se o secundário. Mas quando depois de tem uma esposa vampira, há coisas muito mais interessantes para fazer que apenas coleccionar chapeuzinhos! xD Há, por exemplo, paredes para deitar abaixo! E quando essas paredes vêm abaixo, a colecção de chapéus estraga-se. E é por isso que eles tem de começar do inicio!

(Ok, pronto, este comentário não faz sentido nenhum, mas eu hoje não estou no meu estado normal devido ao facto de estar a ressacar da falta de episódios de uma das minhas séries favoritas e isso deixa-me muito afectada. Por favor, dêm.me desconto xD)


De Ella Raven a 19 de Abril de 2009 às 22:46
Portanto Vampiros que extraem o sangue às pessoas são ''Cool''. Mas vampiros light são 'uma perversão horrorosa''? Gosto disso.
Eu sou fã de vampiros, gosto que eles sugem sangue, matem pessoas asquerosas (digam lá que este senhor não merecia ter o seu sangue todo fora do corpo?!Cheira-me a que não há vampiros que pegue no sangue dele...) e que no fim ainda sejam lindos e sedutores. Sim porque os vampiros da Anne Rice, também eles são lindos e sedutores!

Ainda assim, sou ainda uma maior fã de vampiros que amam humanas, e que sejam light, quanto mais light melhor! (Especialmente se forem interpretados pelo Robert Pattinson, e se conduzir um volvo).

P.S: Será que este senhor é daqueles que incentivam o filho a ver o Jack o Estripador e ainda obriga a criancinha a ser igual? É que querer ser vampiro para ser imortal é ''uma perversão horrorosa''. Afinal o senhor ainda é do tempo, em que o filho deveria querer ser vampiro para fazer uma limpeza ao mundo dos humanos.



De Ella Raven a 19 de Abril de 2009 às 22:53
PPS: Afinal temos que dar o desconto ao senhor ele chama-se Agualusa...com a sorte que tem ainda há-de haver um vampiro que o faça mudar de nome para: José Eduardo Aguapénacova!

(Eu achava piada se alguém bebesse o sangue deste senhor)


De Sarah Cullen a 19 de Abril de 2009 às 22:55
lol!!!! essa foi msm engraçada!!!concordo!


De RC a 20 de Abril de 2009 às 17:19
Ahahahaha por acaso tambem tinha reparado que o nome era curioso xD


De *Nokinhas**Twilighter* a 19 de Abril de 2009 às 22:51
Bem o que hei-de dizer sobre este senhor?
lá está...o homem não sabe do que fala, para quem fala assim óbvio que não gosta da saga, provavelmente viu apenas uma vez o filme e disse o que podemos ler mas tenho ainda outra teoria que é a seguinte, antes de comentar este post fiz uma pesquisa no tão famoso Google pois o nome deste senhor não me dizia nada mas deduzi que fosse um escritor, e estava certa, um escritor angolano, se não estou em erro, então vi a sua bibliografia e num dos títulos me eram familiares com a exepção de um que passo a citar "Nação Criola" que posso dizer que é uma seca autentica!
Agora passo a explicar a minha teoria, versão resumida, inveja, versão alargada, tem inveja que nenhuma das suas obras tenha tido o sucesso que as obras de stephenie tem.
este senhor já devia saber que a inveja é uma coisa muito feia.
Ele bem quer que o seu nome tenha o impacto que o de stephenie tem, sim porque não estou a ver que ninguém fique com vontade de correr à livraria + próxima para comprar um livro deste senhor e lá no fundo ele gosta da saga mas enfim dar a parte fraca é sempre lixado...
Lembro que esta é a minha opinião, não quero ofender ninguém pois como toda a gente cada um tem a liberdade de se expressar e já agora peço desculpa por o meu comentário ter sido tão longo.


De katy a 19 de Abril de 2009 às 23:01
concordo perfeitamente contigo!!! e eu acho muito feio da parte dele estar a falar mal da melhor saga que existe só por inveja!!!


De Bia PATTINSON a 19 de Abril de 2009 às 22:56
Esse homem deve ser do estilo:
O meu filho quer ser vampiro, na booa .
O meu filho nao quer matar pessoas? Que escandaloo !
O meu filho vai poder viver numa casa com vampiros, nao vai dormir em caixoes e vai poder ter uma familia de vampiros, pior das condenações!

É que tipo, mata-te --'


De katy a 19 de Abril de 2009 às 22:57
oh por favor será que alguém pode fazer o favor de explicar a historia a este senhor?! e que isto não tem pés nem cabeça!!!


De Kris a 19 de Abril de 2009 às 23:43
Meninas! Não sejam tão severas... Sinceramente! Acho que foi tudo escrito tendo por base a ironia. Ele está apenas a gozar com o facto de, realmente, no livro as pessoas serem demasiado... inocentes, vá lá. Claro que é isso tb que atrai os leitores, mas eu concordo com ele nesse aspecto. Talvez ele não tenha escolhido a melhor maneira para fazê-lo mas acho que estava apenas a ser irónico? Quem é que quer que o filho goste de violência e vampiros sanguinários? Vá lá, sejamos racionais e deixemos (só por um bocadinho) a nossa paixão obsessiva de parte para olhar o assunto com imparcialidade.



De Amantes_Imortais a 19 de Abril de 2009 às 23:58
Sentido de humor, ironia, sarcasmo...há que saber brincar com as nossas paixões e eventuais fraquezas. Eu sou a primeira a assumir que o crepúsculo deixa muito a desejar em vários aspectos...isso não quer dizer que não adore a saga e que leve a mal algumas criticas mais humoristicas.


De LP a 20 de Abril de 2009 às 00:29
Kris e Claudia_TP ---> voces estao lá ;)
gostei
muito sinceramente, concordo com ambas

sou da opinião de cada um tem a sua maneira de ver as coisas, e há que respeitar isso...o facto de gostarmos da saga não nos permite julgar o ponto de vista dos outros...deixem lá o senhor com a sua opiniao ;)
nem toda a gente podia gostar da saga..já viram como seria se assim fosse???ninguem queria outra coisa e depois lá vinha a 3ª guerra mundial :P
(ok, exagerei xD mas foi a melhor maneira que encontrei para me explicar)



De Mrs.cullen a 20 de Abril de 2009 às 00:22
É MESMO MAU COMENTADOR PELO ADC (AmorDoCrepúlo)!
Nota-se de todo que não leu o livro, nem prestou atenção ao filme pois:
- O amor de Bella e Edward é tudo mens platónico!
- Quando ele diz que agora os vampiros bebem cerveja sem álcool, café sem cafeina, esqueçeu-se de um peq. promenor: eles alimentam-se só de sangue (ñ bebem ou comem nd)!
- No livro a Bella sabe que ele não dorme quando descobre que ele é um vampiro e ela pergunta: Caixões?
ele: Mito, na verdade eu não durmo de td.
E quand vai a casa dle não ve a cama e lembra-se, foi apenas uma maneira de encortar no filme.
- No livro, a casa de edward não tem colecção alguma de "rídiculos chapeuzinhos americanos de fim de curso" como são intitulados os chapéus de formação pelo comentador.
- Edward Cullen não é solitário, pelo contrário anda sempre com os 4 irmãos (não chega de pessoas?!)
- Não é vampiro light é vegetariano!
- Ele não explica "Eu não sou um super-herói, pelo contrário, estou do outro lado", ele pergunta se ela já pensou que talvez ele não fosse o herói, talvez fosse o vilão.
- Ñ é pelos seus "estranhos poderes" que eles têm aquela converça, é devido a ele ser impossivelmente forte e rapido quando parou a carrinha que a ia esmagando só com uma mão (ele ainda ñ lhe tinha dito que conseguia ler pensamentos, por isso ela ñ sabia nda ds poders)

E Robert pattinson não tem exesso de maquilhagem, simplesmente tem que ficar algo pálido para se assemelhar a um vampiro!!
Ah e também em que cabeça sem ser na de um puto de 5/6 anos cabe dizer que os vampiros que bebem sangue humano e são maus é qe se deve gstar e os que não o bebem estão só a fazer uma privação horrenda!


De mrs.cullen a 20 de Abril de 2009 às 00:25
Dsclpem o tamanho do comentário, mas o comentador cometeu tantos erros e eu gsto tanto do twilight que senti necessidade de os corrigir!
:)


Comentar post

status

Online desde:25.04.2008

Contador: hits

Staff do TP: And, Carolina
layout: MissangaAzul


Contactos


em todos os momentos twilight


Já nos deste o teu like?
pesquisar neste blog
 
Links vários
comentários recentes
Nova tatuagem?
sai o divórcio no museu antes de no papel :D
É interessante ver Michael Sheen em um papel difer...
Obrigada!
Obrigada! Sê bem-vinda :)
Oi, sou do Brasil e sou nova por aqui, estou amand...
Não sabia que se conheciam, a St.Vincent faz parte...
Corrigido, obrigada :)
Sabe tão bem voltar a ver fotos dele em ação. Uma ...
A foto não tem dia específico. É de ''há alguns di...

Arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


2002:

 J F M A M J J A S O N D


2001:

 J F M A M J J A S O N D


2000:

 J F M A M J J A S O N D


1999:

 J F M A M J J A S O N D


1998:

 J F M A M J J A S O N D


1997:

 J F M A M J J A S O N D


1996:

 J F M A M J J A S O N D


subscrever feeds