Quinta-feira, 30.04.09

Relatos dizem que a série de livros Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer foram retirados das prateleiras de uma livraria religiosa (The Dereseret) porque foi "de encontro com críticas mistas" dos clientes da loja. De acordo com o relato, a loja é propriedade da igreja Mórmon e sua principal receita provém da venda de livros.


Enquanto Nómada continua nas prateleiras, a série Crepúsculo foi tirada da lista da livraria Mórmon.
 

Como todos sabemos, a própria Stephenie Meyer é Mórmon. Ela diz, "Eu sou... membro da Igreja de Jesus Cristo dos Recentes Santos... e isso tem uma enorme influência em quem sou e a minha perspectiva sobre o mundo, e portanto também o que escrevo (apesar de ter sido perguntada mais de uma vez, 'o que faz uma boa rapariga mórmon como tu a escrever sobre vampiros?'
 

Sim, até esse ponto, a série Crepúsculo  tem recebido  pouca repercussão das principais organizações religiosas. Este evento, entretanto, pode marcar apenas o ínicio

 

 

A série Harry Potter, de J.K. Rowling, (que também gerou uma grande série de filmes: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fenix, e agora Harry Potter e o Príncipe Misterioso) recebeu uma rejeição semalhante como esta ( embora que um pouco pior).

 

Algumas semanas atrás, relatamos o facto de que uma minoria dos fãs da série Crepúsculo poderiam estar a levar as coisas um pouco longe demais desenvolvendo a "religião" "Cullenista", e dedicando muito mais do que seu tempo de lazer para o proveito da série (para dizer o mínimo). E com o lançamento do filme Crepúsculo de 2008 (com Robert Pattinson, Kristen Stewart, Taylor Lautner, Peter Facinelli, Nikki Reed, Jackson Rathbone, Kellan Lutz, Ashley Greene, Rachelle LeFevre, Cam Gigandet, Edi Gathegi, Billy Burke, Elizabeth Reaser, Justin Chon, Michael Welch, Anna Kendrick, e Christian Serratos e os quais serão seguidos com Lua Nova da Saga Crepúsculo e Eclipse da Saga Crepúsculo, e talvez Amanhecer da Saga Crepúsculo), a atenção foi certamente arrastada para meandros da série em escala nacional. Sem contar, o lançamento de Amanhecer (que aconteceu em Agosto de 2008) significou que a série de livros Crepúsculo tomou um (spoiler) ângulo mais sexy.

 

Então, com o extremismo que pode estar revestido como o resultado da série Crepúsculo, a atenção arrastada para a série através do sucesso do filme, e as mudanças na censura que pode ser vista com a quarta parte, estamos enfrentando uma potencial repercussão religiosa contra a série?

 

Enquanto no ínico, e talvez até agora, a série representou muitas qualidades celebradas de pessoas religiosas e grupos (e talvez até com organizações), com a castidade de Bella, a qualidade de sacrifício mostrada constantemente através de vários personagens, a importância da família, e, francamente, a tolerância que é disponível na série, livrarias como The Deseret estão a tirar os livros de suas prateleiras (afirmando fazê-lo como resultado de sentimentos "mistos" da sua base de clientes de acordo com a adequação numa loja como esta). Alguém tem que perguntar se isto é apenas o começo?

 

É possível que a série Crepúsculo passe por uma recepção semelhante por parte de grupos religiosos como a série Harry Potter? Se sim, o que pensas que isto é?

 

Fonte : Twilight Examiner, Twilight Team

Revisão: Twilight Portugal



Patrícia_TP às 14:32 | link do post | comentar

21 comentários:
De Vanda a 30 de Abril de 2009 às 15:53
Olá !

Só quero corrigir o nome da Igreja que não está correcto neste artigo, o nome é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e não: A Igreja de Jesus Cristo dos Recentes Santos... (como aparece).

Adeusito
Vanda (também membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e super fã da série)


De Lena Cullen a 30 de Abril de 2009 às 21:22
Olá Vanda sou a lena, e tb sou membro da Igreja há muitos anos...K ramo frequentas?Bigg Kisss...


De Vanda a 4 de Maio de 2009 às 11:20
Olá Lena, eu pertenço ao Ramo Vasco da Gama na Moita, que junta os membros do Montijo, Moita e Pinhal Novo. Somos 1 ramo pekenino mas mt fixe.

Beijocas


De Lena Cullen a 4 de Maio de 2009 às 11:45
Se bem, eu sou do ramo de Portimão...Aki tb é fixe e somos muitos amigos...Em Portimão se juntam os de Lagos...E arredores de Portimão...Espero k esteja tudo bem Vanda!!!Bjos Lena...Eu ouvi falar muito bem desse ramo uma grande "irmã" minha k agora está nos Estados Unidos da America fez tb missão ai...Digo grande irmã porque eu e a Angela Wilde somos como irmãs mesmos...Não sei se chegas te a conhece-la...Big Kiss...


De Vanda a 7 de Maio de 2009 às 11:29
Olazito, Lena!
Tudo bem?, eu lembro-me dessa "irmã", Angela Wilde, ela é muito kerida, espero que esteja boa também. Se falares com ela manda-lhe muitos beijinhos daki do Vasco da Gama!!!
Beijinhos também para ti e já agora para todos os de Portimão!


De *Tomma Caralha* a 30 de Abril de 2009 às 19:41
Só tenho a dizer que essa gente que faz essas coisas, é uma gente de mente fechada, retogoda [ou lá como se escreve >.<].
Se continuar-mos assim, se nao tivermos uma mente aberta a novas coisas, criticar-mos quem faz uso da sua liberdade de expressao, um dia ainda voltaremos à ditadura -.-


De Lena Cullen a 30 de Abril de 2009 às 21:26
Cada um é como é!!!Cada um é como tal...Ninguém aki tá a criticar as vossas religiões. Como tal respeitam a minha, da qual a Stephanie Meyers e membro há muitos anos e como tal ela detestaria k criticassem a religião dela.


De *Tomma Caralha* a 30 de Abril de 2009 às 22:51
Desculpa, não quis ofender ninguem, mas se formos a ver, as pessoas que frequentam essa livraria e se opuseram à venda da saga da Steph M. têm, tal como eu disse e volto a dizer, uma mente fechada.
E, todos sabemos [ou deveriamos saber] que a ditadura caracterizou-se por isso.

Se queres que te diga, eu pertenço à religiao catolica, mas, já deixei de acreditar em Deus à alguns tempos... Acho que a religiao só serve para acreditarmos em algo, termos fé/esperança em algo, nada mais.

Desculpa mas é a minha opiniao.


De Lena Cullen a 30 de Abril de 2009 às 23:02
Não tens k desculpar, tens o livre arbitrio de dizeres o k kiseres...Mas neste caso estes senhores k eu não sei kem são, k lá foram fazer criticas mistas, não sei se serão lideres superiores, não sei entendem? E por isso terem retirado os livros... Eu não estou nada contente acredita...Mas há mais livrarias pelos states e em UTHA há imensas só por dizer k esta pertence a IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS...Não são gente estranha, são iguais a todo o mundo, só por dizer k estas pessoas seguem os valores e os padrões desta Igreja sériamente, e em Utha em em Salt Lake City eles são bem rigorosos...Assim é a vida...


De Lena Cullen a 30 de Abril de 2009 às 19:42
Como todos sabemos, a própria Stephenie Meyer é Mórmon. Ela diz, "Eu sou... (membro da Igreja de Jesus Cristo dos Recentes Santos.?)

É o seguinte, A Deseret Books pertencente á IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS e não (Igreja de Jesus Cristo dos Recentes Santos.?)Eu não sei ainda o porque da retirada dos livros de lá mas vou tentar saber com as minhas amigas que moram em Salt lake city(Utha). mas eles lá tem os seus motivos...porque foi “de encontro com críticas mistas”?Pois só vos posso tentar dizer que as pessoas SUDS e não Mormons não terem gostado dos livros ou de certa forma de alguns conteudos que Stephanie Meyers escreveu k por norma vá contra os principios desta religião...Visto k á realmente conteudos escritos lá k vão contra os valores desta Igreja...


De Monica Robsessed a 30 de Abril de 2009 às 20:42
K gente tão estranha k habita este mundo. fogo. mal posso acreditar. A igreja ñ defende o sexo dps do casamento??????? hmmmmm. E a nossa saga ñ retrata o mm???????????

Sinceramente, faz-m uma grande confusão e na minha opinião, td isto ñ passa duma parvoice pegada.


De Lena Cullen a 30 de Abril de 2009 às 21:20
Cada um respeita a religião que tem...Este é o ponto...E cada um tem k respeitar a religião dos outros em vez de criticar...Como eu disse eu não sei ao certo pk os livros foram retirados, mas como foram retirados devido a criticas mistas de clientes só posso sugerir k fosse sobre certos conteudos dos livros. A igreja tem outros valores para alem do "sexo depois do casamento", este é apenas um de entre outros k existem...Por isso Stephanie Meyrs mal ter falado sobre o assunto pk como tal ela é SUD e como tal, ela sabe os valores desta religião...Ao criticarem esta religião, estarão a criticar tb a ela que é membro de há muitos anos e a nós membros...


De Kris a 30 de Abril de 2009 às 21:48
Mas em que século estamos para fazerem censura? Não se trata de uma questão de respeitar ou não a religião em causa (que não conheço) mas de liberdade de expressão e pensamento... Do que têm medo estes senhores? Os fieis, sendo-o, certamente que têm inteligência suficiente para fazer as suas próprias escolhas, não? Nunca percebi censura religiosa. Nem nunca hei-de perceber.


De Lena Cullen a 30 de Abril de 2009 às 22:52
De *Tomma Caralha* a 30 de Abril de 2009 às 19:41
Só tenho a dizer que essa gente que faz essas coisas, é uma gente de mente fechada, retogoda [ou lá como se escreve >.<].
Se continuar-mos assim, se nao tivermos uma mente aberta a novas coisas, criticar-mos quem faz uso da sua liberdade de expressao, um dia ainda voltaremos à ditadura -.-

De Monica Robsessed a 30 de Abril de 2009 às 20:42
K gente tão estranha k habita este mundo. fogo. mal posso acreditar. A igreja ñ defende o sexo dps do casamento??????? hmmmmm. E a nossa saga ñ retrata o mm???????????
Sinceramente, faz-m uma grande confusão e na minha opinião, td isto ñ passa duma parvoice pegada.

Isto para mim é k é censura...


De Kris a 1 de Maio de 2009 às 16:52
Penso que não me expliquei bem: eu estava a falar não de censura no sentido de crítica (que, aliás, é saudável em regime democrático se tiver algum fundamento) mas de Censura, a proibição de expressão de opiniões própria de regimes ditatoriais.
Sinceramente, não gosto especialmente de discutir religião, uma vez que é uma coisa pouco passível de ser discutida. Mas quando uma religião vai contra o grande valor da Liberdade, aí desculpem, mas tenho que exprimir a minha opinião... Até porque estamos em democracia e podemos fazê-lo.


De Kris a 1 de Maio de 2009 às 22:50
Gostava de corrigir algo que disse: não estou a implicar que a Igreja referida seja ditatorial... De facto, não compreendo de todo o funcionamento das Igrejas mas creio que qualquer um poderá ter o poder de a abandonar se a quiser... Penso eu.
Como já disse, não vale a pena discutir este assunto. A religião é algo em que buscamos conforto e se alguém nos traz desconforto nós atacamos sempre ... Eu compreendo isso completamente.
Para os crentes na dita religião, peço desculpa se trouxe algum desconforto.


De Monica Robsessed a 1 de Maio de 2009 às 13:49
Sim. Critikei e volto a criticar se necessário fôr, axo uma estupidez pegada tirarem os livros da livraria, uma vez k, tds nós temos o direito de livre expressão. Democracia é o k reina, axo eu.

Peço mil desculpas se te ofendi, ñ era essa a minha intenção, até admiro k defendas com unhas e dentes a tua religião e crenças. Mas ñ posso concordar com tal atitude de serem retirados os livros. e sou livre de expressar as minhas opiniões.

Mais uma vez peço desculpa a ti e a tds os fiéis desta igreja, ñ kero ofender ninguém.


De Lena Cullen a 1 de Maio de 2009 às 22:47
Volto a dizer a Deseret Books não é uma livraria kualker, esta livraria pertence a Igreja com sentido de vender livros da Igreja e materiais da Igreja, também vendendo outros livros escolhidos a dedo por eles...Eu não sei pk pegas tanto com isto ou com eles pk até a Stephanie de acordo com o k sei nem se chateou por isso, e pouco menos está ofendida por terem retirado os livros por isso ela não ter se pronunciado sobre o assunto...Apenas isto...Peço desculpa a todas vós...Mas isto são coisas complicadas de entender...



De Lena Cullen a 30 de Abril de 2009 às 22:44
Isto nem deveria a ver discussão se Diseret Book decidiu retirar os livros de lá com muita pena minha, mas realmente foi a escolha deles...Cada um tem a liberdade de expressão, mas com certos limites para kem é membro da igreja, kem faz parte sabe do k falo, kem não faz só tem k entender...Cada pessoa tem o livre arbítrio...Estes senhores não mandaram retirar os livros apenas criticaram,a Deseret Books é k decidiu retirar...Eu sou membro membro desta religião e tb não curti a noticia e não ando para aki ofender ninguem como já li por ai...Não faltam é livrarias por ai...Isto é uma perda de tempo e de uma enorme infantilidade...O.M.G...



De Lena Cullen a 1 de Maio de 2009 às 14:44
Rectificando!!!A Igreja de Jesus dos Santos dos Ultimos Dias Recente é uma outra Igreja, uma outra religião completamente diferente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias...São completamente diferentes e com crenças diferentes...Bjo...Já agora não façam desta noticia uma critica, há muitas livrarias, não é por uma k uma pessoa morre, é um desperdicio de tempo e de infantilidade uma pessoa chatear se por tão pouco...Fikem bem Twilighters...


De andreia a 31 de Outubro de 2011 às 17:57
Achamos que a saga crepusculo deve continuar queremos ver a continuação depos de eclipse...Beijos de Angela,Karen,Gabriela,Simone,Maria,Sandra,Andreia


Comentar post

status

Online desde:25.04.2008

Contador: hits

Staff do TP: And, Carolina
layout: MissangaAzul


Contactos


em todos os momentos twilight


Já nos deste o teu like?
pesquisar neste blog
 
Links vários
comentários recentes
Nova tatuagem?
sai o divórcio no museu antes de no papel :D
É interessante ver Michael Sheen em um papel difer...
Obrigada!
Obrigada! Sê bem-vinda :)
Oi, sou do Brasil e sou nova por aqui, estou amand...
Não sabia que se conheciam, a St.Vincent faz parte...
Corrigido, obrigada :)
Sabe tão bem voltar a ver fotos dele em ação. Uma ...
A foto não tem dia específico. É de ''há alguns di...

Arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


2002:

 J F M A M J J A S O N D


2001:

 J F M A M J J A S O N D


2000:

 J F M A M J J A S O N D


1999:

 J F M A M J J A S O N D


1998:

 J F M A M J J A S O N D


1997:

 J F M A M J J A S O N D


1996:

 J F M A M J J A S O N D


subscrever feeds