Quinta-feira, 19.04.12

E pudemos saber que Robert já viu o filme.

 

 

Transcrição:

 

1ª parte:

 

Jornalista (J): O filme, produzido pelo português Paulo Branco, vai competir pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. A lista escolhida a concurso, escolhida pelo júri, foi divulgada esta manhã, em Paris e inclui o filme Cosmopolis, realizado por David Cronenber e produzido por Paulo Branco. O filme tem vindo a ser apontado como um dos filmes do ano e a sua estreia está a gerar grande expectativa. O actor principal é Robert Pattinson, a estrela dos filmes da saga Twilight, que construiu um exército de fãs por todo o mundo.

[apresentação do teaser]

J: Daqui a pouco, uma breve conversa com Paulo Branco, que consegue com esta nomeação, a 11ª película que produz no principal Festival de Cinema da Europa.

 

2ª parte:

 

J: Regresso da fotografia [era o tema da reportagem anterior] ao cinema, por causa da nomeação de Cosmopolis, o novo filme de David Cronenberg, produzido pelo português Paulo Branco, que está em directo no Jornal das 8. Paulo, muito boa noite. Este é o 11º filme que produz e que entra na competição principal em Cannes, o mais importante festival da Europa. Por aquilo que já vimos, do trailer e daquilo que se conhece, este não é um filme europeu, se me permite a expressão. É o seu filme mais importante de sempre?

Paulo Branco (PB): Todos os filmes, penso, que são importantes para um produtor, mas este é um bocadinho especial. É lógico. É um filme em que, pela primeira vez,  eu trabalhei num género de sistema no outro lado do Atlântico - isto foi filmado em Toronto. Foi filmado por um dos maiores realizadores que existem, David Cronenberg, que teve - se quiser - pelo menos, a simpatia de me ter ouvido e ter aceite a minha proposta e com grandes actores, quer dizer alguns actores de Hollywood. Portanto, é realmente a primeira vez que tenho um filme desta dimensão e com um orçamento deste valor.

J: Estamos a falar de uma super produção?

PB: Estamos a falar de uma produção média americana, cerca de 15 milhões de euros. O filme é franco-canadiano, portanto teve apoios tanto de França, como do Canadá. Apesar de tudo, é um orçamento do qual os produtores independentes não estão habituados e sobretudo com a liberdade que eu tive para produzir este filme: com a escolha do realizador, a escolha dos actores (de acordo com o Cronenberg); e foi uma experiência única. Estar agora em Cannes é realmente um orgulho; um reconhecimento. Não é "mais um filme". Cada filme que está em Cannes, em competição, não é "mais um". É sempre alguma coisa de especial, como quem já lá esteve e quem segue o festival de Cannes todo pode compreender.

J: A lista de participantes neste filme é impressível: o realizador é famoso, David Cronenberg, os actores principais, eu diria que são ainda mais famosos (Juliette Binoche e Robert Pattinson, a estrela da saga Twilight). Pergunto se está previsto o envolvimento destes artistas em Portugal, no lançamento do filme, que está previsto para Maio, se não me engano.

PB: Exacto. Criou-se uma tal empatia com Don de Lillo, David Cronenberg, Robert Pattinson, que, desde que falei na hipótese de eles fazerem uma pequena volta pela Europa, para promoverem o filme, começando por Portugal, aceitaram de imediato. Portanto, eles estarão aqui logo a seguir ao Festival de Cannes, para a estreia portuguesa do filme. Penso que é único, numa estreia a favor de um filme em Portugal. E isso é também um exemplo de um profissionalismo e, ao mesmo tempo, de uma entrega de quem colaborou neste filme a este projecto. O Pattinson, para ele, é um projecto essencial. Ele viu o filme e disse-me pessoalmente que era, talvez, o trabalho dele que estava mais orgulhoso e que queria defendê-lo onde fosse necessário. O Don de Lillo, um dos maiores escritores - como sabe - mundiais, quando viu o filme, também gostou imenso.

J: E, em princípio, vamos tê-los cá algures em Maio, para o lançamento do filme. Paulo Branco, para uma resposta muito breve, para além dos 11 filmes para a competição principal, o Paulo Branco vê um impressionante total (estive a ler) de 52 filmes que participaram nas diversas secção do Festival de Cannes. Perguntava-lhe, em tom meio de brincadeira, mas também a sério, se isto conta para as exportações nacionais.

PB: Claro que conta. Quando estamos em Cannes, é para ser o princípio, um passo, para a divulgação mundial dos filmes que lá passam e para que consigamos contribuir para receitas que, a maior parte delas, vêm e entram aqui, no nosso país. É preciso também não esquecer - as pessoas esquecem um pouco isso - os projectos ambiciosos que temos em Portugal, uma grande parte do financiamento também é conseguido internacionalmente e que são valores que, depois, são despendidos em Portugal. Penso que alguns de nós ligados ao cinema também temos a preocupação de valorizar e criar mais-valias para o nosso país.

J: Paulo Branco, obrigado por ter vindo ao Jornal das 8 e parabéns pela nomeação de Cannes.


Por favor creditar quando usado em outros sites.


And às 23:02 | link do post | comentar

3 comentários:
De lene costa a 20 de Abril de 2012 às 09:40
Altamente o Robzinho aqui em Portugallllllllll


De Dii a 20 de Abril de 2012 às 20:42
AMO-TE PAULO BRANCO! :D


De C.C. a 20 de Abril de 2012 às 21:19
LOL MESMO!


Comentar post

status

Online desde:25.04.2008

Staff: And e Carolina
Layout: Missanga Azul
em todos os momentos twilight


Já nos deste o teu like?
pesquisar neste blog
 
Links vários
comentários recentes
concordo imenso
Eu acho que Jacob não deveria ficar com a Renesmee...
Coitadinho do do me.. DO NOSSO Rob ele é maravilho...
clube de fãs
Tinha de vir aqui a este cantinho, finalmente o Mi...
A primeira imagem certamente está "quebrada", e pa...
Sobre os Talentos especiais de Alec: ele tem um V...
Você ainda a tem? Se sim, poderia me enviar? model...
Olá. Estou a procura de uma fanfiction que vocês p...

Arquivo
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


2002:

 J F M A M J J A S O N D


2001:

 J F M A M J J A S O N D


2000:

 J F M A M J J A S O N D


1999:

 J F M A M J J A S O N D


1998:

 J F M A M J J A S O N D


1997:

 J F M A M J J A S O N D


1996:

 J F M A M J J A S O N D


subscrever feeds