Sábado, 04.10.08

O Hollywoodreporter tem um artigo sobre a estratégia de marketing do do filme 'Crepúsculo'. Neste artigos há entrevistas com a guionista Melissa Rosenberg e Nancy Kirkpatrick encarergada pelo marketing na Summit Entertainment, que falaram da surpresa que tiveram com o rápido crecimento deste projecto.

 

Mencionaram também o triunfo de 'Crepúsculo' sobre fãs que conseguiu romper a barreira de idades.

 

Crepúsculo da Summit, um franchising com mordida
 

 

normal_twilight_group_shot-large-2Nancy Kirkpatrick primeiro notou que alguma coisa não estava normal quando ela chegou ao Comic-Com em Julho. Os chefes de marketing do estúdio indie Summit Entertainment não conseguiam descobrir porque razão havia uma fila no Centro de Convenções San Diego praticamente 24 horas antes de o painel começar.

 

“Eu fui até esse grupo de pessoas e disse, ‘O que estão à  espera?’” Kirkpatrick diz. “Porque nem por um segundo pensei que eles estavam lá por ‘Crepúsculo’.”

 

Mas eles estavam. A Summit está com as mãos cheias de algo maior do que um romance vampiro adolescente. A fome de “Crepúsculo” para essas raparigs, é a mesma fome que os rapazes nas salas têm por filmes de super heróis. A Summit conta com esses fãs para espalhar a palavra por outras idades e poder até chegar a um sucesso do tipo “Titanic”.

Mas essa febre irá se transformar em um sucesso de locadoras?

Mas a pergunta tornou-se a mais debatida na indústria. A resposta irá oferecer um referendo não só para a habilidade de Summit de lançar um filme assim, mas também se o franchising podem ser criadas em orçamentos baratos num tempo que as produções têm os preços nas alturas e a geração You Tube é mais difícil de se atingir do que nunca.

A Summit está a ser cuidadosa para não criar muitas expectativas sobre o filme. Mesmo o filme tendo substituído a data de “Harry Potter”, que foi mudado para 2009. Os analistas estão prevendo que o filme de US$ 37 milhões poderá lucrar só esse orçamento em seu primeiro fim de semana.

Um ano atrás quase ninguém notou que a Summit disse que estava desenvolvendo um filme baseado no romance de Stephenie Meyer.

Que a Summit, que tinha escolhido Catherine Hardwice, diretora de “Aos Treze”, tinha confirmado para muitos que o estúdio viu o filme como uma coisa boa.

Mas nos meses seguintes, uma obsessão cresceu pelo projeto do filme e os fãs seguiram com olhos críticos para ver se o filme ia ter as partes chave do livro.

Os fãs analisaram o elenco como investidores analisam a Bolsa de Valores.

Até a cidade que a história se passa viu o turismo crescer quando viram uma minivan de adolescente chegar.

A Summit começou a crescer.

Os executivos começaram a lançar trailers e entrevistas na internet. Convidaram pessoas de fansites para visitar o set. E mandaram o Entertainment Weekly cobrir uma história seis meses antes do filme ser lançado.

Mas agora a Summit mudou de estratégia. O estúdio está segurando todas as informações a não ser alguns trailers antes do lançamento.

“Ritmo é importante em qualquer campanha, especialmente nessa,” Kirkpatrick disse

Há um cuidado sobre o filme de um estúdio novo ter tanto potencial. O filme representa o alcance às audiências adolescentes e aos orçamentos baixos. Se “Crepúsculo” fizer sucesso a Summit já tem a opção do Segundo livro “Lua Nova”.

Há algumas razões para que isso seja trabalhoso.

Ao contrário de “Potter” e “O Código da Vinci” – outras sensações literárias que viraram filmes – “Crepúsculo” não é um mega best seller. E quando o assunto é filme, as escolhas podem não ajudar aos fãs gostarem.

A guionista Melissa Rosenberg disse que ela se sentiu animada e também aterrorizada quando viu o Comic-Con, “Eu pensei, ‘As cenas são similares às do livro, mas são diferentes o suficiente para que se eles não gostarem, eles mandarem-me para fora da sala.’”

O desafio da Summit é usar o perfil melhorado do filme para atrair as audiências que são responsáveis pelas super-expectativas.

Reconhecendo isso, a Summit teve algumas idéias. O time de Kirkpatrick está fazendo marketing com um grupo chamado Twilight Moms, que começaram a ler o livro por causa de suas filhas.

O estúdio espera uma audiência de 12 a 24 anos de idade. No MySpace, existe uma campanha que diz que Crepúsculo recebeu milhões de pesquisas. “Você não consegue ter esse tráfego só de raparigas adolescentes, não importa quantas vezes alguém entra.” Kirkpatrick diz.

Mas o objectivo também é querer atingir não só mulheres, mas também homens. A Summit fez trailers sublinhando as cenas de acção.

”Se eu tivesse fazendo o marketing desse filme, eu iria querer ter certeza que não parecesse tão baseado nos livros. Eu tentaria fazer parecer uma história de arranca-gargantas sobre vampiros que não fazem um garoto de 12 anos dizer, ‘Isso é o que as raparigas estão lendo.’” Robert Thompson, da Faculdade Syracuse diz.

Alguns já viram o corte final, mas disseram que o filme permanece ao verdadeiro tom e momentos chave, incluindo a perseguição de Bella no jogo de baseball e Edward se mostrando na luz do sol.

Algumas cenas que eram internas no filme, foram tiradas do filme. Mas o mais notável foi a mudança do confronto de Bella e Edward sobre ele ser um vampiro, que contém várias páginas no livro, para apenas um confronto pequeno no filme.

“Os momentos grandes são fáceis,” Rosenberg disse. “O que é mais difícil são os momentos no meio deles.”

O filme acaba deixando aberto mais coisas do que no livro, particularmente quando é sobre os vilões. A Summit espera que a estratégia seja boa.

 

Tradução: Twilight Team



Patrícia_TP às 11:58 | link do post | comentar

status

Online desde:25.04.2008

Contador: hits

Staff do TP: And, Carolina
layout: MissangaAzul


Contactos


em todos os momentos twilight


Já nos deste o teu like?
pesquisar neste blog
 
Links vários
comentários recentes
Adoro :)
Kristen, Kristen, que orgulho em ver-te voar cada ...
Querida And, obrigada por toda a tua dedicação dur...
Parabéns!!!
Maravilhoso!!
Alegria define em ver essas fotos <3
Como é bom ver fotos atualizadas desse homem marav...
Ok, muito obrigada! <3
Que máximo! Eu queria muito a tradução dessa parte...
Tão fofo!

Arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


2002:

 J F M A M J J A S O N D


2001:

 J F M A M J J A S O N D


2000:

 J F M A M J J A S O N D


1999:

 J F M A M J J A S O N D


1998:

 J F M A M J J A S O N D


1997:

 J F M A M J J A S O N D


1996:

 J F M A M J J A S O N D


subscrever feeds