Sexta-feira, 06.02.09

O site do jornal universitário da Marshall University, o The Parthenon Online, tem um artigo sobre o aumento da leitura entre os estudantes universitários devido à saga Twilight de Stephenie Meyer.

 

O entreternimento, desde uma grande variedade de filmes, televisão e música ,é reconhecido todos os anos, com uma glamorosa festa de entrega de prémios, enquanto os livros só fazem listas e poucos são os notáveis a ganhar um Pulitzer.
 
As listas de livros, como a conhecida “New York Times Bestsellers List” proporciona aos leitores saber quais os livros considerados como "o" livro de cada vez que a lista é publicada. Só porque os livros não recebem o tipo de glamour que as outras formas de entretenimento recebem através de grandes celebrações, não significa que a publicação de obras de ficção e não-ficção passe despercebida.
 
Pode não ter feito parte da lista dos 10 melhores de 2008 do “The New York Times Bestsellers List”, mas a série de "Crepúsculo" de Stephenie Meyer angrariou milhões de leitores em todo o país ao contar um pouco convencional conto de amor de vampiros. Um recente artigo do “USA Today” relatou que a série de Meyer vendeu aproximadamente 22 milhões de cópias em 2008.

Darren Jones, gerente geral da “Borders at the Huntington Mall”, disse que ele não tem uma lista completa de bestsellers da loja, mas as vendas mais notáveis foram aos dos livros da série "Twilight", especialmente durante a época do Natal.

"Acho que o país inteiro estava a ler Stephanie Meyer," disse Jones.

A manager geral da “Empire Books and News”, Jessica Messinger, disse que muitas pessoas de várias idades comprariam os livros da saga de Meyer.
Enquanto a popularidade da série de Meyer cresceu e, eventualmente, originou um filme, os estudantes da Marshall University tomaram nota.

"Vejo muito mais colegas estudantes universitários a vir do que eu costumava ver, e então eles também começam a comprar outros livros," disse Messinger.
Katie Stewart, caloira de ciências biomédicas de Ironton, Ohio, disse que ela gosta de ler e tenta ler pelo menos um livro por mês. Stewart disse que ela não costuma acompanhar qualquer lista de bestseller, mas leu a série "Crepúsculo" de Meyer, e é actualmente a sua autora preferida.

"Eu comecei a le-los após ver o filme ("Crepúsculo"), e estou completamente dentro eles", disse ela.

Eric Stanley, júnior de química forense, disse que ele costuma ler vários livros por semana ou por mês, e ele tem quatro ou cinco autores preferidos. Stanley não reconhece um determinado estilo de livros que gosta de ler além daquilo que geralmente é ficção.

"Está lá, por isso, eu leio", disse Stanley.

Stanley é outro estudante que pode ser contabilizado para a massa de pessoas que leram a série Crepúsculo.
"Eu vi o primeiro filme e queria ver o quanto os livros diferem do filme", disse ele.
O filme "Twilight" fez 70,6 milhões de dólares no fim de semana de estréia, de acordo com um relatório do New York Times.

Apesar de "Twilight" ter capturado a imaginação de muitos estudantes, há ainda outros livros que não podem ser esquecidos.

Max Nolte, que trabalha na circulação do pessoal na sucursal do Cabell County Public Library em Huntington, disse que ele não tinha notado que muitos estudantes universitários andavam à procura de Twilight. Nolte disse que os maiores grupos etários interessados em "Crepúsculo" incluiu adolescentes e pessoas de meia-idade. Os livros notáveis mais procurados pelos estudantes universitários eram os escritos por Richard Dawkins, e "2666: Uma novela" por Roberto Bolano.

Nolte disse que a maioria dos alunos costuma procurar livros de política, ambiente e não-ficção.
Enquanto muitos estudantes poderão ter tempo para ler sem pressa fora das aulas, há alguns alunos que não têm interesse na leitura.
"Eu não leio muito", disse Kemberlee Dent, estudante de distúrbios da comunicação. "Eu realmente não consigo ficar concentrada. Eu não tenho encontrado um bom romance para me manter focada".

"Eu não sou muito um leitor. A única leitura que faço é o que é necessário (para a escola)", disse Mike Cleage, aluno de gestão empresarial.

Nolte referiu que a biblioteca tem visto um aumento estudante leitores quando as aulas estão em curso, mas que o número de alunos tende a cair durante o Verão, porque os alunos vão para casa.


Joana TP às 23:18 | link do post | comentar

1 comentário:
De LP a 7 de Fevereiro de 2009 às 01:47
é normal este livro suscitar tanto interesse, ha qualquer coisa nele que fascina.
nao fazia ideia da existencia desta escritora, leio bastante principalmente nas ferias, mas é praticamente tudo livro do nicholas sparks, como ando na faculdade nao ha tempo para ler em altura de aulas ou exames.
foi atraves do cinema k conheci o crepusculo. apaixonei-me. vi o livro a venda no natal e nao resisti. descobri k tinha continuaçao. Li os 3 durante o mês de Janeiro, embora tivesse testes, exames aulas, mas nao consegui desgrudar desta historia. é algo k nos permite abstrair deste mundo. viver a hstria deles como se lá estivessemos. por isso nao me admira que tantos universitarios se interessem..
é cativante este romance..prende-nos :)

já agora, parabéns pelo blog. venho cá todos os dias saber novidades :)


Comentar post

status

Online desde:25.04.2008

Contador: hits

Staff do TP: And, Carolina
layout: MissangaAzul


Contactos


em todos os momentos twilight


Já nos deste o teu like?
pesquisar neste blog
 
Links vários
comentários recentes
Nova tatuagem?
sai o divórcio no museu antes de no papel :D
É interessante ver Michael Sheen em um papel difer...
Obrigada!
Obrigada! Sê bem-vinda :)
Oi, sou do Brasil e sou nova por aqui, estou amand...
Não sabia que se conheciam, a St.Vincent faz parte...
Corrigido, obrigada :)
Sabe tão bem voltar a ver fotos dele em ação. Uma ...
A foto não tem dia específico. É de ''há alguns di...

Arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


2002:

 J F M A M J J A S O N D


2001:

 J F M A M J J A S O N D


2000:

 J F M A M J J A S O N D


1999:

 J F M A M J J A S O N D


1998:

 J F M A M J J A S O N D


1997:

 J F M A M J J A S O N D


1996:

 J F M A M J J A S O N D


subscrever feeds