Domingo, 01.03.09

Os vampiros também se apaixonam... e dão bestsellers

 

A saga dos vampiros de Stephenie Meyer agarrou-se aos tops nacionais e mundiais. Ana Dias Ferreira foi tentar perceber as razões do sucesso daquilo que já é um fenómeno. A continuar assim, este Verão, em vez de se querer um ar bronzeado, a moda vai ser ter a cara mais branca do que a cal das casas do Alentejo. Tão branca como algodão. Tão branca como – nem mais – a cara de um vampiro.

Depois de Harry Potter, este é o novo fenómeno juvenil mundial. A saga Luz e Escuridão, de Stephenie Meyer, invadiu as livrarias de todo o mundo e pôs miúdos dos oito aos 18 anos (e não só), a ler calhamaços de 500 páginas em dois dias, e a sonhar com uma família de vampiros bonzinhos, e em especial com um vampiro, Edward, que se apaixona por uma jovem humana, Bella, e que contorna a avidez de sangue caçando animais selvagens numa reserva própria. Ou seja: o género fantástico juvenil ficou na moda com os livros de J. K. Rowling, e agora que o filão das aventuras do feiticeiro de Hogwarts secou, os jovens parecem ter finalmente encontrado um substituto para matar a sede.

Neste momento, os quatro volumes da saga escrita por Meyer já venderam 25 milhões de exemplares em todo o mundo, vendas que não param de crescer desde a estreia, no ano passado, da versão cinematográfica do primeiro volume, Crepúsculo. Os números ainda não chegam aos mais de 300 milhões que venderam as aventuras de Potter, mas já fazem de Luz e Escuridão um fenómeno, com direito a centenas de sites de fãs da série e a uma parafernália de merchandise.

O que é que está por trás do sucesso? Para Pedro Reisinho, editor da Gailivro, que tem os direitos de publicação de Meyer em Portugal, é “uma receita muito cuidada por parte da autora, que liga o sobrenatural – a história dos vampiros – a uma bonita história de amor”. Uma receita que vem no seguimento de uma nova apetência por livros deste género. “O fantástico sempre existiu”, diz Reisinho, “mas com o Harry Potter o género foi levado maciçamente a um público que ainda não o lia, e que passou a querer livros deste género.”

Em Portugal, onde estão publicados os três primeiros volumes da saga, as vendas estão nos 150 mil exemplares. Vai-se à Fnac, e o pódio do top de vendas é todo para Meyer, com Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse. O quarto livro, Amanhecer, vai ser lançado por cá em Junho, e na Gailivro fala-se numa primeira edição de 50 mil exemplares. (O normal, para o mercado português, são dois mil.) Beatriz Patrício, 14 anos, é uma das fãs da saga, tão fã que nem quis esperar e já leu o quarto volume da série em inglês. “A história tem continuidade e eu queria saber o final”, diz. Para a estudante, o melhor dos livros é “a mistura entre o amor de duas personagens e os perigos a que isso leva”. “Apesar de existirem vampiros e lobisomens”, continua, “todas as personagens têm características bem humanas, o que faz com que por vezes se esqueça que são criaturas fantásticas”.

À primeira leitura é evidente: o que Meyer escreveu foi uma história de amor entre dois jovens de 17 anos. Uma história clássica e banal, de “rapaz conhece rapariga, rapariga mete-se em sarilhos, rapaz salva rapariga”, mas bem embrulhada na história de vampiros e inúmeros perigos. O mais curioso é que, cá, o primeiro livro, Crepúsculo, já tinha sido publicado há quatro anos, e passou quase despercebido. “Não me surpreende o sucesso alcançado agora”, diz Reisinho, “surpreende-me que não tenha sido um sucesso mais cedo, porque nos Estados Unidos e em Inglaterra já o era”. Em Portugal, diz o editor, foi fundamental a estreia do filme. E hoje, o nome de Stephenie Meyer, uma licenciada em Literatura Inglesa a viver no Arizona, e que se estreou na escrita precisamente com Crepúsculo, é sinónimo de bestsellers. Veja-se o sucesso de The Host (Nómada, em português), um novo livro que não pertence à saga “vampiresca”, mas que vai sair em Portugal, dia 10 de Março, com uma tiragem inicial de 25 mil exemplares.

 

Fonte: TimeOut Lisboa



Amantes_Imortais às 22:23 | link do post | comentar

4 comentários:
De Ben a 1 de Março de 2009 às 22:46
Já tinha visto no Into Twilight Portugal. Parece que entraram em contacto com eles.

Adoro essa revista, finalmente uma de jeito com Twilight.


De Kataro a 1 de Março de 2009 às 23:52
quando os livros da meyer cá chegaram há 4 anos atrás , já tinham algum reconhecimento. eu fui uma das primeiras e Orgulho me bastante disso e conhecia muitas pessoas que já o tinham lido, portanto julgo que já havia algum reconhecimento pela saga. Quando soube que iam fazer o filme, uns meses antes, fiquei louca =) ! mas e obvio que o filme promoveu os livros! a meyer e uma escritora incrível , é a minha preferida desde há 4 anos para cá !
Gosto muito do vosso blog e visito o diariamente mais do que uma vez! =D
beijinhos! Fa nº1 =p TWILIGHT«3


De denise a 2 de Março de 2009 às 19:12
tipo o crepúsculo não saiu em portugal só em 2007?????


De Kataro a 2 de Março de 2009 às 20:52
nao filha, o crepusculo saiu em portugal ha 4 anos atras quando a meyer o escreveu, mas ainda nao era conhecido mundialmente.
mas ja tinha um aglomerado de fans portuguesas, pelo menos que eu conhecesse =D


Comentar post

status

Online desde:25.04.2008

Contador: hits

Staff do TP: And, Carolina
layout: MissangaAzul


Contactos


em todos os momentos twilight


Já nos deste o teu like?
pesquisar neste blog
 
Links vários
comentários recentes
Nova tatuagem?
sai o divórcio no museu antes de no papel :D
É interessante ver Michael Sheen em um papel difer...
Obrigada!
Obrigada! Sê bem-vinda :)
Oi, sou do Brasil e sou nova por aqui, estou amand...
Não sabia que se conheciam, a St.Vincent faz parte...
Corrigido, obrigada :)
Sabe tão bem voltar a ver fotos dele em ação. Uma ...
A foto não tem dia específico. É de ''há alguns di...

Arquivo
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


2002:

 J F M A M J J A S O N D


2001:

 J F M A M J J A S O N D


2000:

 J F M A M J J A S O N D


1999:

 J F M A M J J A S O N D


1998:

 J F M A M J J A S O N D


1997:

 J F M A M J J A S O N D


1996:

 J F M A M J J A S O N D


subscrever feeds