Para muitos fãs de Crepúsculo, é difícil imaginar uma vida sem Robert Pattinson depois do seu desempenho no filme de 2008.
Mas Pattinson, que se iniciou no filme independente 'How to Be', quase decidiu mudar a sua carreira, disse o realizador do filme à People.
"Ele estava a pensar em desistir de representar e talvez fazer música sozinho quando este papel (em How to Be) lhe chegou, disse o realizador Oliver Irving à PEOPLE. "Ele queria interpretar os papeis que não podia."
Irving disse isso de Pattinson, sendo escolhido para o papel principal como um jovem músico, tonto e estranho que paga a um guru de auto ajuda para que vá viver com ele e 'recuperar tudo de novo'.. Irving acrescentou que depois dos filmes de Harry Potter, no qual interpreta Cedric Diggory. "Ele estava à procura de algo mais desafiante".
Entre os desafios para Pattinson em How to Be, que se filmou antes de Crepúsculo estavam: tocar viola, harmónica e, para o realizador, mudar a sua boa aparência.
“Eu disse, ‘Você está proibido de cortar seu cabelo a partir de agora, até as filmagens.’ Tivemos que fazer nele o pior corte de cabelo possível, e nós cortamos a barra de sua calça um pouco alto demais. Esse tipo de coisa atenuou sua boa aparência.”
Eu disse, "Estás proibido de cortar o cabelo desde agora até ás filmagens. Tivemos de lha dar um corte mais estranho que conseguimos, e cortamos as suas calças um pouco alto.
Integrar as suas habilidades musicais, no entanto, foi natural para o actor. “Ele subestimava o quão bom ele era,” conta Irving. Enquanto tocava viola e harmónica, diz Irving, “Muitas vezes ele acaba por ter uma técnica muito boa, e nós dizíamos que precisávamos de algo mais simples.”
Irving diz que não se surpreende que a estrela de Pattinson tenha crescido desde o filme, que está disponível para compra no IFC Festival Direct no dia 29 de Abril. “Ele é brincalhão e tem uma ingenuidade que conseguiu passar para a personagem. Ele tem os pés na terra e não é pretensioso. Acho que é isso que o torna atractivo.”